Espiritualidade e carisma da Congregação tem na atitude de Servir sua principal iluminação. Desejando seguir Jesus Cristo, enviado por Deus e obediente ao Pai, que renunciou a si mesmo e assumiu um comportamento de Servo (cf. Fl 2, 7-8), as Irmãs Servas da Imaculada Conceição entregam-se a Deus especialmente em seu amor ao servir. O amor pelos seres humanos nos aproxima de Cristo que se fez igual em tudo, com exceção do pecado. Deu até Sua vida por todos porque compreendeu que veio não para ser servido, mas para servir incondicionalmente.

Imbuído deste espírito, o Bem-aventurado Edmundo fez de Cristo o centro e o fim de sua vida. A total adesão a Ele transformou completamente sua vida e seu agir. O fio condutor de toda a sua existência foi a docilidade às inspirações do Espírito Santo e a aceitação de sua Vontade.

Inspiradas na espiritualidade do Fundador, nutrimos grande confiança na Providência Divina e na sua misericórdia, que tudo guia e tudo justifica. O Sacramento da Eucaristia é a fonte inesgotável, é a luz que nos guia no seguimento de Cristo. “Coloco minha esperança na infinita e misericordiosa Providência de Deus que até agora nunca nos abandonou e que não o fará nem menos no futuro” (Bem-aventurado Edmundo).

Nossa espiritualidade também tem um caráter mariano. Maria era vista pelo Bem-aventurado. Edmundo como o modelo de simplicidade, de perfeito seguimento  e dedicação a Cristo, aquela que viveu de perto os mistérios de Sua vida. A Serva do Senhor é, para cada Irmã, a inspiração na vivência do Carisma, incentivo a um estilo de vida simples a ponto de se deixar conduzir por Deus sem reservas e, justamente nessa entrega de amor como “serva” encontrar o pleno desenvolvimento e realização da própria vida e vocação. Como Serva do Senhor, a Irmã é servidora de todos, põe-se a caminho para ir ter com Isabel, intercede com humildade em Caná  e corajosamente permanece de pé junto à cruz dos filhos de Deus, de modo especial os filhos que estão a margem da sociedade.

Seguindo o Mestre Jesus, procuramos com amor os necessitados e esforçamo-nos por adaptar sempre o nosso serviço às dadas circunstâncias no que se refere, especialmente, à educação de crianças e jovens, assistência aos doentes e pobres, como também as diversas formas de ação apostólica na Igreja.

Do fundador, compreendemos que “é preciso tocar a miséria com as próprias mãos, isto é, doar-se em favor dos que precisam de nós”. Aproximar-se das pessoas que não podem cuidar de si próprias.

Do decorrer dos seus 157 anos de história, a Congregação vem realizando sua missão evangelizadora no mundo. Profundas transformações sócio-políticas exigiram mudanças concretas para continuar sendo presença ativa e eficaz na sociedade. Paradigmas se sucedem, mas o Carisma permanece convocando a Congregação para a missão em novos tempos.

Você está aqui: Home A Congregação Espiritualidade