APRESENTAÇÃO

 Estimadas Irmãs e Irmãos, neste ano somos convidados a percorrer o caminho de Maria a Mãe de Deus. Para nós, cristãos, ela é modelo e inspiração.

Este roteiro contém um tema para cada mês a começar no mês de março. Consiste em uma sugestão de iluminação bíblica, um pequeno texto para a reflexão e questões para facilitar a meditação, concluindo com uma oração.

Que estes encontros revigorem nossa vivência do batismo para, como Maria, sermos discípulos missionários de Jesus Cristo.  Desejamos uma ótima meditação e que Maria Santíssima interceda sobre todas nós.

 

Pela Equipe de Formação
Ir. Osana Borghesan

 

INTRODUÇÃO

Esta proposta feita pela Equipe de Formação tem como objetivo nos ajudar a rezar com Maria. Meditando com Maria, teremos mais condições de perceber a reciprocidade que existia entre a Palavra de Deus e a fé. Neste aspecto ela realiza perfeitamente a vocação divina da humanidade. A sua fé obediente face á iniciativa de Deus plasma cada instante da sua vida, pois está em plena sintonia com a Palavra divina (cf Exort. Verbum Domini, pg. 53).

Ainda segundo a Exortação, “a nossa ação apostólica e pastoral não poderá jamais ser eficaz, se não aprendermos de Maria a deixar-nos plasmar pela ação de Deus em nós.”

Irmãos, “contemplando na Mãe de Deus uma vida modelada totalmente pela Palavra, descobrimo-nos também nós chamadas a entrar no mistério da fé, pela qual Cristo vem habitar na nossa vida. Como diz Santo Ambrósio, cada cristão que crê, em certo sentido, concebe e gera em si mesmo o Verbo de Deus: se há uma só Mãe de Cristo segundo a carne, segundo a fé, porém, Cristo é o fruto de todos. Portanto, o que aconteceu em Maria pode voltar a acontecer em cada uma de nós diariamente na escuta da Palavra e na celebração dos Sacramentos.”(Exort. Verbum Domini, pg. 56).

As Constituições das Irmãs Servas de Maria no art. 18 e 19, nos dizem que é com Maria que vamos saber seguir Cristo identificando-nos com o Carisma e missão da Congregação. Progredir na espiritualidade é um caminho que exige esforço e determinação. Quanto mais nos empenharmos, melhor será a qualidade de nossa vida interior.

Que Maria nos abençoe e nos conduza pelos caminhos que levam a seu Filho.

 

Ir. Albina Carlesso
Provincial
Você está aqui: Home Espiritualidade Ave-Maria Introdução ao Roteiro Mariano