




Tire as suas dúvidas:
É um chamado de Deus, algo que sentimos dentro de nós que não sabemos explicar. Quanto mais perto estamos de Deus, melhor conheceremos seu plano a nosso respeito. É necessário se pôr a ouvir sua voz que chama. Uma vez escutado, sentido este chamado se faz necessário dar uma resposta. Para alguns, a resposta está na vida laical, no matrimônio ou nas ações missionárias. Já para outros, está no sacerdócio ou na vida religiosa. Para isso nos dispomos a participar de um processo de discernimento vocacional.
É o caminho que se busca compreender o chamado vocacional. É um processo de conhecimento pessoal a fim de compreender se está sendo chamada para a Vida Consagrada para determinado Carisma Congregacional. Neste processo, uma Irmã da Congregação se dispõe a acompanhar esta pessoa. Isso acontece por meio de conversas, reflexões, encontros vocacionais, retiros, experiência na comunidade, visitas as famílias. Neste percurso, cresce a vontade decidida de entregar-se inteiramente ao Senhor, apoiada por sua fé.
Uma Irmã Consagrada se dedica a viver o Carisma e Missão Congregacional numa atitude de doação e amor. Nossa missão se estende na área da Educação Infantil, na área da Saúde hospitalar e na dimensão preventiva, no cuidado e atenção aos Idosos no Centro de Cuidados Especiais (CCE). Na Área Pastoral (na catequese, liturgia, Pastoral da criança) e junto a juventude (formação e discernimento).
O primeiro passo para ingressar em uma Congregação é entrar em contato pessoalmente ou por telefone manifestando interesse em conhecer mais a Vida Religiosa e a Congregação. Após isso, você iniciará o processo de acompanhamento vocacional que lhe possibilitará discernir a sua vocação. Concluído este período de aproximadamente um ano poderá ingressar em nossa Congregação e iniciar o seu processo formativo para a Vida Consagrada!
O ingresso na congregação se dá após um período de acompanhamento e discernimento vocacional. É desejável que o ingresso seja acompanhado pelo desejo de buscar sinceramente compreender a vontade de Deus a seu respeito.
A formação para a Vida Consagrada é dividida em etapas: Aspirantado, Postulantado, Noviciado e Juniorado. Após dois anos de Noviciado, a formanda emite os Primeiros Votos e segue a etapa do Juniorado em formação humana/religiosa e acadêmica durante alguns anos até sentir-se apta a assumir o compromisso da Vida Consagrada com a Profissão dos Votos Perpétuos. Essas etapas são vividas sucessivamente por cada candidata e acompanhada por uma Irmã formadora.
Ir. Delzira
“Consagrada ao Senhor como Irmã Serva de Maria sou muito agradecida pelo dom de irradiar na missão a luz e o amor de Jesus Cristo, meu ideal de vida!”

Ir. Ana
“Foi o testemunho de caridade e compaixão aos mais fragilizados vivido pelas Irmãs que me estimulou a ser fiel na vocação!"

Ir. Neusa
“Consagrei a minha vida a Deus nesta Congregação por me identificar com o Carisma do Fundador de "Amar e servir com alegria e simplicidade”

Ir. Lurdes
“Desde o ventre materno Eu te amei. Vai ser luz entre os povos!” A partir desta provocação me senti chamada a seguir esta vocação (Ex. 3,7)”
