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Servas na Educação

Não vim para ser servido, mas para servir! (Mt 20,28)

EDUCAÇÃO INFANTIL segundo a pedagogia do Bv. Edmundo Bojanowski

O Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski (1814-1871) desde o ano de 1850 inaugurou escolas de educação infantil rurais, determinando de forma clara e detalhada, sua organização e o caráter da missão assistencial e educacional. Ele conseguiu isso utilizando o patrimônio da prática pedagógica e da teoria de seu tempo, e o profundo diagnóstico das necessidades e problemas sociais da sociedade.

Do Diário, das Cartas e das Notas do Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski, sabemos que ele segue as indicações da filosofia cristã sobre educação e de acordo com isso, determina seus objetivos. Também indica as tarefas educacionais específicas, escolhe as formas mais adequadas de organização, utiliza diferentes métodos e técnicas de educação de forma flexível, enfatizando a exigência de conhecimento das necessidades e possibilidades do desenvolvimento das crianças. A responsabilidade pelas escolas de educação infantil foi confiada à Congregação das Servas fundada justamente com esse objetivo, colocar em prática sua concepção pedagógica no processo de educação, apoiada por obras de caridade, ensino e promoção da cultura entre crianças, suas famílias e sociedade.

Ele orientou as Irmãs a ter o mais alto cuidado – em relação à orientação das crianças, observância dos menores detalhes prescritos, porque você nem imagina, que aqui, cada detalhe, por menor que seja, é muito importante, ordenando seu trabalho com as normas da Regra.

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O material recolhido pelo Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski e seu pensamento sobre educação – o sujeito da educação, seus métodos, meios, formas e organização das escolas de educação infantil são a fonte atual para resgatar os elementos essenciais de seu sistema educacional e sua concepção pedagógica apoiada nos valores cristãos.

Esses elementos também são atuais hoje no processo de educação pré-escolar e podem ser utilizados para desenvolver o programa, que descreve o desempenho das tarefas de acordo com o currículo básico da educação pré-escolar. Suas demandas convergem com o pensamento do Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski, que se esforça muito para fazer com que a educação pré-escolar prevaleça sobre as outras, para que as escolas de educação infantil não se tornem apenas um asilo de miséria, ou uma escola de pedantismo teórico, mas que as necessidades e possibilidades das crianças de acordo com sua idade sejam levadas em conta, respeitando sua inocência, de acordo com o princípio: quanto mais jovens as crianças, mais brincadeiras, e então cada vez mais tarefas práticas e didáticas.

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O Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski ressalta a importância e a necessidade da integridade do processo educativo. Ele alerta para o perigo de separar a espiritualidade da vida cotidiana; da educação religiosa, moral, física, intelectual e social. Na Bíblia, na história e na literatura ele encontra os princípios e modelos de personalidades, tão importantes na educação. Tudo relacionado com o ritmo da natureza. Buscando a forma dos processos educativos das crianças, refere-se frequentemente à simplicidade e ao ideal da vida familiar, ao nobre papel das mulheres, como mães e educadores, bem como refere-se à harmonia existente na vida humana e na natureza, a partir da qual traz importantes indicações para o desenvolvimento integral das crianças, enfatizando a importância da influência da autoridade moral sobre as crianças e os idosos.

Os métodos e meios de educação, que ele descreve em grande detalhe, devem ser adaptados estritamente às possibilidades individuais de cada criança e sua idade, de modo que o processo de educação abranja harmoniosamente todas as esferas de seu desenvolvimento, salientando que a tarefa da educação primeira não é de uma educação escolar, mas a educação da vida, e as crianças na escola de educação infantil devem ser introduzidas desde cedo aos assuntos de toda a vida humana.

A condição fundamental da realização de tal indicação é o exemplo da vida do educador que vive de acordo com os valores cristãos e patrióticos, enfatizando que aqui as palavras instrutivas não são suficientes; para as crianças, visto que, elas não devem ser ensinadas apenas com palavras, mas com o testemunho de vida. Portanto, diante da realidade mutável de compreender o processo de crescimento de um jovem em relação ao seu ambiente pessoal e natural, foi realizada uma análise dos pensamentos e aplicações práticas das indicações de E. Bojanowski sobre os requisitos e expectativas de formação relacionadas às crenças e atitudes de um professor pré-escolar na educação infantil, foram indicados o papel do educador masculino no trabalho das escolas de educação infantil e a importância da educação ecológica. A agenda do dia, da semana, relacionada às estações do ano, com os tempos do calendário litúrgico, determina o conteúdo do programa realizado através dos métodos, meios e formas apropriadas, aos quais a ritualidade com seus símbolos abundantes e atração artística atribui um clima inesquecível e, sugestivamente, faz referência ao mundo dos valores que as crianças assimilam, de tal forma que isso se torna o fio condutor de suas vidas.

A concepção pedagógica do Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski é aplicada até hoje em escolas de educação infantil – que são formas de educação pré-escolar – animadas pelas Irmãs Servas da Imac. Conc. V.M. Essa concepção encontrou sua expressão neste programa de educação pré-escolar. Foi implementado em toda a Polônia e também no exterior.

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Na organização das escolas de educação infantil, o Bem-aventurado Edmundo criou um sistema educacional que formou uma unidade coerente, composta de elementos logicamente integrados: princípios, objetivos gerais e específicos da educação que indicam tanto as tarefas concretas da educação quanto as formas de organização. Como principal fator que condiciona seu funcionamento, considerou a pessoa da/o educadora/or: sua personalidade, filosofia de vida, preparação, enfatizando o valor de seu testemunho pessoal.

A visão da escola infantil

A escola de educação infantil é uma instituição que serve para proteger uma pessoa e seus valores através da construção do sistema de valores cristãos por meio de sua transmissão no processo de educação integral da criança, a preservação da tradição e o apoio da família com o objetivo de renovação moral e preservação da identidade da nação.

  • a educação integral das crianças pré-escolares de acordo com a hierarquia de valores cristãos, levando em conta as possibilidades e necessidades de lugar e do tempo;
  • orientar para a formação de competências essenciais na formação da personalidade orientada para os valores supremos: a verdade, o bem, a beleza, a dedicação ao bem comum, a capacidade de empreender um esforço de responsabilidade para si mesmo e para os outros com base nos ideais e modelos das pessoas concretas presentes na Bíblia, história, tradição e contemporaneidade;
  • a colaboração com a família no processo de educação da criança e o apoio aos pais para que sejam capazes de cumprir suas tarefas educacionais e assistenciais;
  • a disseminação de valores sociais, morais, religiosos, nacionais, familiares e culturais na sociedade e iniciação em sua realização,
  • a colaboração da escola de educação infantil com outras instituições e organizações.
  • As escolas de educação infantil são seções pré-escolares com sua própria especificidade, que deriva da missão e do carisma da Congregação das Servas da Imac. Conc.V.M, determinados pelo Fundador da Congregação, o Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski. Tal especificidade é expressa:


    • Na educação integral que visa o pleno desenvolvimento da criança, na qual a pessoa do educador que zela pelo bem da criança, de acordo com suas habilidades individuais, sustenta a criança evitando tendências ao individualismo exuberante, orientado excessivamente ao sucesso ou limitando-se apenas à correção de defeitos. Por meio do exemplo pessoal, promover a transmissão de valores, a administração dos conteúdos, habilmente escolhidos, os métodos e meios de educação, devidamente adaptados à idade e às possibilidades da criança, e colaboração constante com sua família.
    • Nas atividades desenvolvidas pelas Irmãs com a consciência do cumprimento da missão de servir aos valores, com foco na proteção e realização dos valores e da dignidade da criança, descobrindo e desenvolvendo seus dons sobrenaturais e naturais com relação à realidade em que vive e à realidade para a qual os preparamos.
    • Trabalho didático, educacional e assistencial orientado para atividades integrativas levando em conta o estado de saúde, habilidades, status social, material e a idade.
    • Na realização da missão e visão do trabalho educacional realizado pelas Irmãs nas escolas de educação infantil, na qual é essencial enfatizar, sobretudo, a especificidade do ambiente educacional e os efeitos que produz nas pessoas e em todos os ambientes relacionados às escolas de educação infantil.
    • O escopo das atividades das escolas de educação infantil, que vai além da dimensão visível, estendendo-se às dimensões da graça e da transcendência, bem como aos ideais e valores relacionados ao cotidiano, buscando o mistério da comunhão dos santos e da dimensão sobrenatural.
  • A principal estratégia do atual sistema educacional nas escolas é o testemunho, que consiste em despertar na criança o mecanismo de identificação, que tem o efeito da imitação inconsciente das características de outra pessoa (professor, educador). O aluno e o educador (neste caso não só uma criança, mas também seus pais e professores) se identificam com uma determinada pessoa, ou seja, assimilam e colocam em prática certas características de outra pessoa e as tornam próprias, de acordo com o modelo que veem na pessoa do educador. A identificação ocorre na assimilação da experiência de outras pessoas, e através do processo de incorporação dessas experiências em suas próprias vidas, que influencia o desenvolvimento da personalidade.

    Graças a essa estratégia, especialmente as Irmãs, professores e alunos, como pessoas símbolo de valores, ajudam a criança na aprendizagem e na realização dos mesmos valores. Isso não é feito tanto através do processo de conhecimento ou apresentação de valores, mas por meio do exemplo de vida que age de acordo com os valores declarados.

  • Os princípios educacionais que orientam as escolas de educação infantil são os seguintes:

    • O princípio da organização consciente e adequada, pelo educador, de situações educativas e aproveitamento de todos os eventos e situações da vida para fins educacionais.
    • O princípio da integração de direitos e necessidades relacionados com o desenvolvimento da criança e com sua natureza para que se desenvolvam de acordo com o propósito da educação.
    • O princípio do desenvolvimento harmonioso, no qual cada esfera de desenvolvimento é igualmente importante. As atividades educativas abrangem todas as áreas de desenvolvimento infantil de forma integral.
    • O princípio do respeito ao patrimônio cultural como meio de educação. A referência à tradição e cultura de sua pátria está inscrita nas condições concretas e leva à educação na comunidade eclesial, cultural, nacional, fazendo a inserção na problemática dos tempos em que o homem vive.
    • O princípio da edificação da comunidade de pessoas.
    • O princípio do respeito às tradições da escola de educação infantil (ritmos, costumes relacionados às partes do dia, à semana e às estações do ano), que cultivam certos ideais e valores. A tradição cultiva espiritualidade, transcendência, enche de valores a existência do homem; sublinha a problemática da responsabilidade, do senso de comprometimento e da dignidade da pessoa humana.
    • O princípio da integração dos valores culturais com os valores da vida, que deve ser realizado na fase da vida comunitária através das relações autenticamente pessoais das crianças com as Irmãs.
    • O princípio da colaboração da escola de educação infantil com a família e a sociedade no processo de educação das crianças.
  • Levando em conta e apreciando o fato de que a família constitui para a criança o ambiente educacional natural, no qual a personalidade da criança se desenvolve, onde adquire os hábitos fundamentais, e assimila modelos de comportamento, a escola de educação infantil colabora com os pais. A colaboração devidamente organizada de ambas as partes no processo de transmissão de normas e valores, o desenvolvimento integral e a educação da criança, são regidas pelos seguintes princípios:

    • O princípio da informação clara dos pais sobre a especificidade da educação na escola de educação infantil, as regras da colaboração com a família e a consequente observância dessas regras para alcançar a finalidade da educação na escola de educação infantil.
    • O princípio da prioridade do direito dos pais de educar seus filhos (esse é o direito natural), levando em conta os direitos dos pais relacionados ao planejamento de atividades educativas na escola de educação infantil.
    • A regra da subsidiariedade que consiste no serviço em favor da família e na assistência na educação da criança.
    • O princípio da educação individualizada da criança e seu desenvolvimento e desenvolvimento da comunidade de pessoas. Destaca-se o respeito pelo segredo da criança, e levando em conta a criança, como o primeiro fator de educação, seu valor como pessoa.
    • O princípio do tratamento individualizado das necessidades, possibilidades e problemas da família.
    • O princípio da colaboração subjetiva – a elaboração do senso comum do educador com os pais em relação à criança e o co trabalho no processo de sua educação integral.
    • O princípio de fornecer informações profundas e discretas aos pais sobre o progresso da criança, seus problemas e necessidades que se tornaram visíveis durante a realização de tarefas educativas

    e didáticas e assistenciais.

    • O princípio de engajar os pais a participarem da vida da escola de educação infantil e de seu funcionamento, por exemplo, 
    • conselhos de pais, reunião dos pais.
      • O princípio de organizar diferentes formas de comprometer as famílias com festas religiosas, patrióticas e circunstanciais, eventos integrativos, recreativos e formativos, também com a participação de especialistas.

    A parte integrante do programa consiste nas tarefas educativas e didáticas de cada professor em referência ao objetivo determinado no atual Currículo Básico de Educação Pré-Escolar para Escolas de Educação Infantil e Seções Pré-Escolares nas Escolas Primárias. Nesse sentido, as tarefas de desenvolvimento são indicadas:

    • na dimensão física
    • na dimensão psíquica
    • na dimensão intelectual
    • na dimensão socio-moral
    • na dimensão cultural
    • na dimensão religiosa.

Conforme Ir. Opiela, o educador que implementa o programa educacional é motivado em seu trabalho pedagógico, encontra os princípios e formas de boa cooperação com os pais e funcionários da escola de educação infantil, em seus fundamentos e pressupostos, conhecimentos confiáveis e formação cristã. Para a dimensão integral da educação, é particularmente importante ter em mente que, por sua natureza, é uma atividade comunitária, como a cooperação entre a família, a escola de educação infantil, a paróquia, o meio ambiente, amigos, a mídia. Ainda conforme a autora, Ir. Opiela, é dever de cada educadora da escola de educação infantil (ochroniarka) aprofundar constantemente o conhecimento sobre a criança, a importância da idade pré-escolar na vida humana, os objetivos e métodos de educar as crianças pré-escolares devido à conscientização dos perigos do abandono e erros educacionais neste período da vida. Deve respeitar as condições específicas de uma criança em particular e sua família. Essa abordagem responsável e respeitosa desempenha um papel muito importante na cooperação com os pais, favorece a participação dos pais e outros familiares na vida da instituição e os eventos especiais que ali são organizados. Realizar essa cooperação em um nível adequado serve para atender às necessidades físicas e mentais das crianças e ajuda a construir vínculos em um ambiente educacional coerente.

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