EDUCAÇÃO INFANTIL segundo a pedagogia do Bv. Edmundo Bojanowski
O Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski (1814-1871) desde o ano de 1850 inaugurou escolas de educação infantil rurais, determinando de forma clara e detalhada, sua organização e o caráter da missão assistencial e educacional. Ele conseguiu isso utilizando o patrimônio da prática pedagógica e da teoria de seu tempo, e o profundo diagnóstico das necessidades e problemas sociais da sociedade.
Do Diário, das Cartas e das Notas do Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski, sabemos que ele segue as indicações da filosofia cristã sobre educação e de acordo com isso, determina seus objetivos. Também indica as tarefas educacionais específicas, escolhe as formas mais adequadas de organização, utiliza diferentes métodos e técnicas de educação de forma flexível, enfatizando a exigência de conhecimento das necessidades e possibilidades do desenvolvimento das crianças. A responsabilidade pelas escolas de educação infantil foi confiada à Congregação das Servas fundada justamente com esse objetivo, colocar em prática sua concepção pedagógica no processo de educação, apoiada por obras de caridade, ensino e promoção da cultura entre crianças, suas famílias e sociedade.
Ele orientou as Irmãs a ter o mais alto cuidado – em relação à orientação das crianças, observância dos menores detalhes prescritos, porque você nem imagina, que aqui, cada detalhe, por menor que seja, é muito importante, ordenando seu trabalho com as normas da Regra.
O material recolhido pelo Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski e seu pensamento sobre educação – o sujeito da educação, seus métodos, meios, formas e organização das escolas de educação infantil são a fonte atual para resgatar os elementos essenciais de seu sistema educacional e sua concepção pedagógica apoiada nos valores cristãos.
Esses elementos também são atuais hoje no processo de educação pré-escolar e podem ser utilizados para desenvolver o programa, que descreve o desempenho das tarefas de acordo com o currículo básico da educação pré-escolar. Suas demandas convergem com o pensamento do Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski, que se esforça muito para fazer com que a educação pré-escolar prevaleça sobre as outras, para que as escolas de educação infantil não se tornem apenas um asilo de miséria, ou uma escola de pedantismo teórico, mas que as necessidades e possibilidades das crianças de acordo com sua idade sejam levadas em conta, respeitando sua inocência, de acordo com o princípio: quanto mais jovens as crianças, mais brincadeiras, e então cada vez mais tarefas práticas e didáticas.
O Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski ressalta a importância e a necessidade da integridade do processo educativo. Ele alerta para o perigo de separar a espiritualidade da vida cotidiana; da educação religiosa, moral, física, intelectual e social. Na Bíblia, na história e na literatura ele encontra os princípios e modelos de personalidades, tão importantes na educação. Tudo relacionado com o ritmo da natureza. Buscando a forma dos processos educativos das crianças, refere-se frequentemente à simplicidade e ao ideal da vida familiar, ao nobre papel das mulheres, como mães e educadores, bem como refere-se à harmonia existente na vida humana e na natureza, a partir da qual traz importantes indicações para o desenvolvimento integral das crianças, enfatizando a importância da influência da autoridade moral sobre as crianças e os idosos.
Os métodos e meios de educação, que ele descreve em grande detalhe, devem ser adaptados estritamente às possibilidades individuais de cada criança e sua idade, de modo que o processo de educação abranja harmoniosamente todas as esferas de seu desenvolvimento, salientando que a tarefa da educação primeira não é de uma educação escolar, mas a educação da vida, e as crianças na escola de educação infantil devem ser introduzidas desde cedo aos assuntos de toda a vida humana.
A condição fundamental da realização de tal indicação é o exemplo da vida do educador que vive de acordo com os valores cristãos e patrióticos, enfatizando que aqui as palavras instrutivas não são suficientes; para as crianças, visto que, elas não devem ser ensinadas apenas com palavras, mas com o testemunho de vida. Portanto, diante da realidade mutável de compreender o processo de crescimento de um jovem em relação ao seu ambiente pessoal e natural, foi realizada uma análise dos pensamentos e aplicações práticas das indicações de E. Bojanowski sobre os requisitos e expectativas de formação relacionadas às crenças e atitudes de um professor pré-escolar na educação infantil, foram indicados o papel do educador masculino no trabalho das escolas de educação infantil e a importância da educação ecológica.
A agenda do dia, da semana, relacionada às estações do ano, com os tempos do calendário litúrgico, determina o conteúdo do programa realizado através dos métodos, meios e formas apropriadas, aos quais a ritualidade com seus símbolos abundantes e atração artística atribui um clima inesquecível e, sugestivamente, faz referência ao mundo dos valores que as crianças assimilam, de tal forma que isso se torna o fio condutor de suas vidas.
A concepção pedagógica do Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski é aplicada até hoje em escolas de educação infantil – que são formas de educação pré-escolar – animadas pelas Irmãs Servas da Imac. Conc. V.M. Essa concepção encontrou sua expressão neste programa de educação pré-escolar. Foi implementado em toda a Polônia e também no exterior.
Na organização das escolas de educação infantil, o Bem-aventurado Edmundo criou um sistema educacional que formou uma unidade coerente, composta de elementos logicamente integrados: princípios, objetivos gerais e específicos da educação que indicam tanto as tarefas concretas da educação quanto as formas de organização. Como principal fator que condiciona seu funcionamento, considerou a pessoa da/o educadora/or: sua personalidade, filosofia de vida, preparação, enfatizando o valor de seu testemunho pessoal.
A visão da escola infantil
A escola de educação infantil é uma instituição que serve para proteger uma pessoa e seus valores através da construção do sistema de valores cristãos por meio de sua transmissão no processo de educação integral da criança, a preservação da tradição e o apoio da família com o objetivo de renovação moral e preservação da identidade da nação.
- a educação integral das crianças pré-escolares de acordo com a hierarquia de valores cristãos, levando em conta as possibilidades e necessidades de lugar e do tempo;
- orientar para a formação de competências essenciais na formação da personalidade orientada para os valores supremos: a verdade, o bem, a beleza, a dedicação ao bem comum, a capacidade de empreender um esforço de responsabilidade para si mesmo e para os outros com base nos ideais e modelos das pessoas concretas presentes na Bíblia, história, tradição e contemporaneidade;
- a colaboração com a família no processo de educação da criança e o apoio aos pais para que sejam capazes de cumprir suas tarefas educacionais e assistenciais;
- a disseminação de valores sociais, morais, religiosos, nacionais, familiares e culturais na sociedade e iniciação em sua realização,
- a colaboração da escola de educação infantil com outras instituições e organizações.
As escolas de educação infantil são seções pré-escolares com sua própria especificidade, que deriva da missão e do carisma da Congregação das Servas da Imac. Conc.V.M, determinados pelo Fundador da Congregação, o Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski. Tal especificidade é expressa:
- Na educação integral que visa o pleno desenvolvimento da criança, na qual a pessoa do educador que zela pelo bem da criança, de acordo com suas habilidades individuais, sustenta a criança evitando tendências ao individualismo exuberante, orientado excessivamente ao sucesso ou limitando-se apenas à correção de defeitos. Por meio do exemplo pessoal, promover a transmissão de valores, a administração dos conteúdos, habilmente escolhidos, os métodos e meios de educação, devidamente adaptados à idade e às possibilidades da criança, e colaboração constante com sua família.
- Nas atividades desenvolvidas pelas Irmãs com a consciência do cumprimento da missão de servir aos valores, com foco na proteção e realização dos valores e da dignidade da criança, descobrindo e desenvolvendo seus dons sobrenaturais e naturais com relação à realidade em que vive e à realidade para a qual os preparamos.
- Trabalho didático, educacional e assistencial orientado para atividades integrativas levando em conta o estado de saúde, habilidades, status social, material e a idade.
- Na realização da missão e visão do trabalho educacional realizado pelas Irmãs nas escolas de educação infantil, na qual é essencial enfatizar, sobretudo, a especificidade do ambiente educacional e os efeitos que produz nas pessoas e em todos os ambientes relacionados às escolas de educação infantil.
- O escopo das atividades das escolas de educação infantil, que vai além da dimensão visível, estendendo-se às dimensões da graça e da transcendência, bem como aos ideais e valores relacionados ao cotidiano, buscando o mistério da comunhão dos santos e da dimensão sobrenatural.
A principal estratégia do atual sistema educacional nas escolas é o testemunho, que consiste em despertar na criança o mecanismo de identificação, que tem o efeito da imitação inconsciente das características de outra pessoa (professor, educador). O aluno e o educador (neste caso não só uma criança, mas também seus pais e professores) se identificam com uma determinada pessoa, ou seja, assimilam e colocam em prática certas características de outra pessoa e as tornam próprias, de acordo com o modelo que veem na pessoa do educador. A identificação ocorre na assimilação da experiência de outras pessoas, e através do processo de incorporação dessas experiências em suas próprias vidas, que influencia o desenvolvimento da personalidade.
Graças a essa estratégia, especialmente as Irmãs, professores e alunos, como pessoas símbolo de valores, ajudam a criança na aprendizagem e na realização dos mesmos valores. Isso não é feito tanto através do processo de conhecimento ou apresentação de valores, mas por meio do exemplo de vida que age de acordo com os valores declarados.
Os princípios educacionais que orientam as escolas de educação infantil são os seguintes:
- O princípio da organização consciente e adequada, pelo educador, de situações educativas e aproveitamento de todos os eventos e situações da vida para fins educacionais.
- O princípio da integração de direitos e necessidades relacionados com o desenvolvimento da criança e com sua natureza para que se desenvolvam de acordo com o propósito da educação.
- O princípio do desenvolvimento harmonioso, no qual cada esfera de desenvolvimento é igualmente importante. As atividades educativas abrangem todas as áreas de desenvolvimento infantil de forma integral.
- O princípio do respeito ao patrimônio cultural como meio de educação. A referência à tradição e cultura de sua pátria está inscrita nas condições concretas e leva à educação na comunidade eclesial, cultural, nacional, fazendo a inserção na problemática dos tempos em que o homem vive.
- O princípio da edificação da comunidade de pessoas.
- O princípio do respeito às tradições da escola de educação infantil (ritmos, costumes relacionados às partes do dia, à semana e às estações do ano), que cultivam certos ideais e valores. A tradição cultiva espiritualidade, transcendência, enche de valores a existência do homem; sublinha a problemática da responsabilidade, do senso de comprometimento e da dignidade da pessoa humana.
- O princípio da integração dos valores culturais com os valores da vida, que deve ser realizado na fase da vida comunitária através das relações autenticamente pessoais das crianças com as Irmãs.
- O princípio da colaboração da escola de educação infantil com a família e a sociedade no processo de educação das crianças.
Levando em conta e apreciando o fato de que a família constitui para a criança o ambiente educacional natural, no qual a personalidade da criança se desenvolve, onde adquire os hábitos fundamentais, e assimila modelos de comportamento, a escola de educação infantil colabora com os pais. A colaboração devidamente organizada de ambas as partes no processo de transmissão de normas e valores, o desenvolvimento integral e a educação da criança, são regidas pelos seguintes princípios:
- O princípio da informação clara dos pais sobre a especificidade da educação na escola de educação infantil, as regras da colaboração com a família e a consequente observância dessas regras para alcançar a finalidade da educação na escola de educação infantil.
- O princípio da prioridade do direito dos pais de educar seus filhos (esse é o direito natural), levando em conta os direitos dos pais relacionados ao planejamento de atividades educativas na escola de educação infantil.
- A regra da subsidiariedade que consiste no serviço em favor da família e na assistência na educação da criança.
- O princípio da educação individualizada da criança e seu desenvolvimento e desenvolvimento da comunidade de pessoas. Destaca-se o respeito pelo segredo da criança, e levando em conta a criança, como o primeiro fator de educação, seu valor como pessoa.
- O princípio do tratamento individualizado das necessidades, possibilidades e problemas da família.
- O princípio da colaboração subjetiva – a elaboração do senso comum do educador com os pais em relação à criança e o co trabalho no processo de sua educação integral.
- O princípio de fornecer informações profundas e discretas aos pais sobre o progresso da criança, seus problemas e necessidades que se tornaram visíveis durante a realização de tarefas educativas
e didáticas e assistenciais.
- O princípio de engajar os pais a participarem da vida da escola de educação infantil e de seu funcionamento, por exemplo,
- conselhos de pais, reunião dos pais.
- O princípio de organizar diferentes formas de comprometer as famílias com festas religiosas, patrióticas e circunstanciais, eventos integrativos, recreativos e formativos, também com a participação de especialistas.
A parte integrante do programa consiste nas tarefas educativas e didáticas de cada professor em referência ao objetivo determinado no atual Currículo Básico de Educação Pré-Escolar para Escolas de Educação Infantil e Seções Pré-Escolares nas Escolas Primárias. Nesse sentido, as tarefas de desenvolvimento são indicadas:
- na dimensão física
- na dimensão psíquica
- na dimensão intelectual
- na dimensão socio-moral
- na dimensão cultural
- na dimensão religiosa.
Conforme Ir. Opiela, o educador que implementa o programa educacional é motivado em seu trabalho pedagógico, encontra os princípios e formas de boa cooperação com os pais e funcionários da escola de educação infantil, em seus fundamentos e pressupostos, conhecimentos confiáveis e formação cristã. Para a dimensão integral da educação, é particularmente importante ter em mente que, por sua natureza, é uma atividade comunitária, como a cooperação entre a família, a escola de educação infantil, a paróquia, o meio ambiente, amigos, a mídia. Ainda conforme a autora, Ir. Opiela, é dever de cada educadora da escola de educação infantil (ochroniarka) aprofundar constantemente o conhecimento sobre a criança, a importância da idade pré-escolar na vida humana, os objetivos e métodos de educar as crianças pré-escolares devido à conscientização dos perigos do abandono e erros educacionais neste período da vida. Deve respeitar as condições específicas de uma criança em particular e sua família. Essa abordagem responsável e respeitosa desempenha um papel muito importante na cooperação com os pais, favorece a participação dos pais e outros familiares na vida da instituição e os eventos especiais que ali são organizados. Realizar essa cooperação em um nível adequado serve para atender às necessidades físicas e mentais das crianças e ajuda a construir vínculos em um ambiente educacional coerente.
Nossas Instituições na área da educação
Nossa vocação é SERVIR
A beleza de viver uma vocação consagrada neste mundo ainda brilha.
Veja o testemunho de algumas de nossas irmãs que decidiram seguir Jesus neste carisma.
“Consagrada ao Senhor como Irmã Serva de Maria sou muito agradecida pelo dom de irradiar na missão a luz e o amor de Jesus Cristo, meu ideal de vida!”
Ir. Delzira
“Foi o testemunho de caridade e compaixão aos mais fragilizados vivido pelas Irmãs que me estimulou a ser fiel na vocação!"
Ir. Ana
“Consagrei a minha vida a Deus nesta Congregação por me identificar com o Carisma do Fundador de "Amar e servir com alegria e simplicidade”
Ir. Neusa
“Desde o ventre materno Eu te amei. Vai ser luz entre os povos!” A partir desta provocação me senti chamada a seguir esta vocação (Ex. 3,7)”