No dia 25 de agosto, na Escola João Paulo II realizou-se o Encontro de Integração entre as Escolas: João Paulo II e Centro de Educação São Vicente de Paulo. Durante a manhã, Pe. Antônio Anderson Rabêlo Costa/SJ conduziu com o grupo diversas atividades e abordou o tema abaixo. Foi um momento de reflexão, experiência de grupo, troca de conhecimento e práticas educativas. Na parte da tarde ambas as Escolas trocaram experiências de atividades realizadas com as crianças nas diversas faixas etárias. Houve também um encontro específico com o pessoal da nutrição e da higienização coordenado pela Nutricionista Wilma Carlesso. Para finalizar, a Ir. Rosa e a Ir. Albina compartilharam as visitas que tiveram nas Escolas de Educação Infantil da Congregação, na Polônia. Todas estão seguindo o Programa de Educação do Bv. Edmundo. Através de um vídeo, mostraram os lugares em que o Bv. Edmundo esteve em vida.
CAMINHANDO JUNTAS NA ESCUTA E NO DISCERNIMENTO
Pe. Antônio Anderson Rabêlo Costa/SJ
Nosso caminho…
- Nosso olhar sobre a realidade
- O que as imagens dizem? O que elas me dizem? O que elas me fazem dizer?
- Caminhar juntas
- Exercitar a escuta
- Praticar o discernimento
- Já te perguntaste, ao entrar na sala de aula (ou outro espaço da escola), quem é o teu (tua) aluno (aluna), o que ele (ela) deseja, o que ele (ela) espera e sente?
- De que coisas ele (ela) gosta, como reage diante do que lhe desagrada, o que precisa para crescer e superar seus limites?
- E mais: como é o seu mundo, como é essa complexa sociedade em que ele (ela) desenvolve sua existência?
“A educação é um ato de amor que ilumina o caminho para que recuperemos o entendimento da fraternidade, para que não ignoremos os mais vulneráveis”. (Papa Francisco)
CAMINHAR JUNTAS:
- O que significa para nós caminhar juntas/os? A palavra sinodalidade vem do grego, do grego συν [juntos] + ὁδός [caminho, jornada], cujo significado mais próximo quer dizer caminhar juntas/os.
- Mas, e para nós, para o nosso contexto e práticas educativas, o que entendemos por caminhar juntas/os?
- O modo como temos realizado nossas atividades expressa nosso desejo de caminhar juntas/os?
EXERCITAR A ESCUTA
- Há espaços de qualidade para exercitarmos a escuta entre nós? E afinal, que tipo de escuta temos exercitado em nosso dia-a-dia como educadoras/es?
- A escuta atenta pode ser caracterizada como ouvir com atenção e interesse. Dito de outro modo, praticamos a escuta atenta quando somos realmente capazes de manter um diálogo com outra pessoa, estando presentes e atentos ao que ela nos diz, manifestando interesse por sua fala sem fazer juízos.
- Como podemos exercitar melhor a escuta atenta entre nós e com nossos educandos/as?
PRATICAR O DISCERNIMENTO
- Em nosso cotidiano somos chamadas/os a colocar em prática o discernimento. Mas o que isso realmente significa? O discernimento é a capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado e de avaliar as coisas com bom senso e clareza; juízo, tino.
- Para a espiritualidade inaciana o discernimento é discernimento espiritual, pois requer de nós sermos conscientes de nossos movimentos interiores e de que não somos indiferentes à realidade, mas estamos implicados e afetados por ela.
Como o discernimento espiritual pode nos auxiliar em nossas práticas educativas?