Dia 19 de fevereiro de 2024, Ir. Karina Skorek, Ir. Regina Olbrich, Ir. Rosa Elisa de Sordi, membros da Comunidade Missionária, juntamente com a Ir. Albina Carlesso, Provincial, partimos de PORTO ALEGRE para Santa Maria da Vitória. Chegamos no local depois da meia-noite, já no dia 20 de fevereiro. Na manhã do mesmo dia, houve o café da manhã com representantes de quase todas as comunidades da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias no Centro de Pastoral. Fomos muito bem acolhidos pelo Pe. Jocélio e lideranças. Com cantos próprios da Congregação, nos homenagearam pelos 70 anos de presença da Congregação no Brasil. Santa Maria da Vitória é uma cidade com cerca de 50.000 habitantes, uma cidade vasta.
Na noite desse dia, iniciou-se o Tríduo de missas em preparação à Abertura da nova comunidade de irmãs na vida da paróquia de Nossa Senhora das Vitórias, que tem cerca de 70 Comunidades na cidade e arredores, num raio de cerca de 90 km. Nos dias seguintes, foram realizadas missas nas diversas Capelas da cidade. O objetivo foi conhecer os fiéis das diversas comunidades e apresentar as Irmãs. O ponto culminante deste Tríduo foi a Consagração da casa, na sexta-feira, dia 23 de fevereiro, pelo administrador diocesano, Pe. Carlinhos. (Para a consagração foram convidados os Religiosos Consagrados da nossa diocese de BOM JESUS DA LAPA, Padres e um irmão religioso, num total de 22 pessoas.
Às 17 horas, teve lugar a dedicação da casa e, depois de um pequeno refresco no pátio, dirigimo-nos à igreja para uma missa solene de introdução da nova comunidade na paróquia, com uma liturgia muito bem preparada e com a presença de um grande número de fiéis. Todos estes acontecimentos foram acompanhados de muita emoção e entusiasmo. As pessoas nos acolheram de coração aberto e com grande alegria. Os dias seguintes foram marcados por reuniões, pelo conhecimento dos diferentes grupos e pelo planejamento da nossa missão. Experimentamos um grande cuidado por parte do pároco e das pessoas que nos deram tudo o que precisávamos em casa. No sábado, 24 de fevereiro, houve um encontro dos Consagrados da diocese e da região em Bom Jesus da Lapa, nesta ocasião pudemos ver o Santuário na rocha, numa gruta, ou melhor em muitas grutas, onde há mais de 300 anos foi colocada uma cruz, considerada milagrosa. No domingo, 25 de fevereiro de 2024, iniciámos canonicamente a vida da comunidade. Quase todos os dias encontramos novas pessoas, conversamos, tentamos nos conhecer. As primeiras emoções e experiências, deixam uma marca para sempre. Somos gratas a Deus pela oportunidade de uma missão, semelhante à das primeiras Servas. Experimentamos provas constantes da Providência de Deus. A Irmã Provincial Albina ficou conosco até 3 de março. Ela nos ajudou muito nos primeiros dias da nossa nova vida na Bahia.
Que Deus seja glorificado em todas as suas obras. Obrigado pelas vossas orações.
Ir. Regina Olbrich