O Espírito Santo é Pessoa, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Jesus prometeu que nos enviaria um Consolador, o Espírito Santo que permaneceria sempre conosco e nos faria compreender tudo o que Ele (Jesus) ensinou.
Em Jo 16,12-14 Jesus diz: “ Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora não seriam capazes de suportar. Quando vier o Espírito da Verdade, Ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer. O Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e interpretará para vocês. ”
O Espírito Santo faz lembrar, faz compreender e continuar o testemunho de Jesus.
O Espírito é sopro, hálito, vento que gera vida, que move, impulsiona e sopra onde quer. Está presente, se faz sentir, age.
O Espírito Consolador, o Espírito da Verdade é um vento leve, refrescante, novo, penetrante, inovador; um sopro sutil, interior, profundo, um sopro que não pode ser detido, sufocado. Ao mesmo tempo é um vento impetuoso, desafiador, perigoso, pois pode conduzir a direções inesperadas, inimagináveis.
O Espírito envolve, mas não invade. Interroga, questiona, mas não condena. Arrasta, mas não constrange. Oferece, mas não impõe. O Espírito é presente, vital, essencial, livre, libertador. Pode ser acolhido e se for acolhido, tudo se torna novo.
Por isso quem se deixa mover pelo Espírito Consolador sente sua força e reconhece sua ação. E, sem perder o chão da realidade e da história, aspira por algo mais alto, mais profundo, mais bonito e transcendente.
Jesus fala apaixonadamente do seu Espírito; não os quer deixar órfãos os seus seguidores. Ele mesmo pedirá ao Pai que não os abandone, que lhes dê outro consolador para que esteja sempre com eles. Jesus chama o Espírito da verdade, o outro Paráclito, ou seja, o Espírito Consolador que o Pai envie.
Segundo a promessa de Jesus o “Espírito permanece junto de nós e está dentro de nós. ”
Nós podemos escutá-lo em nosso interior e, este mesmo Espírito resplandece na vida de quem segue os passos de Jesus de maneira humilde, confiada e fiel. É o Espírito que desperta em nós os sentimentos mais elevados, os desejos mais nobres… Ele tem a capacidade de fazer sintonizar nosso coração com os sentimentos do próprio Jesus.
Talvez seja esta a conversão que mais precisamos hoje como seguidores: passar de uma adesão verbal, rotineira e pouco real a Jesus, para a experiência de viver enraizados em seu Espírito da Verdade.
Afinal somos seguidores de uma Pessoa (Jesus Cristo) e não de uma religião, doutrina ou ideia e, se somos seguidores de Jesus precisamos viver e agir como Ele viveu e agiu.
O Espírito da Verdade é aquele que nos desvela como verdadeiros; mostra quem somos; Ele nos sintoniza com a verdade de Jesus e faz emergir nossa verdadeira identidade de pessoas originais, únicas, sagradas…
Quem se deixa conduzir pelo Espírito da Verdade torna-se testemunho da verdade contra todo tipo de calúnias, mentiras, intolerâncias, fanatismos, fake-news, julgamentos preconceituosos…
Reconhecemos o Espírito pelos efeitos que provoca: sem saber de onde vem nem para onde irá, Ele nos golpeia e clama nos sofrimentos dos inocentes, grita em todos os ambientes que maltratam a vida, onde não se respeita a dignidade e o valor das criaturas. Ele nos alcança, nos toca, na expressão terna de um rosto, na tonalidade de uma voz, na carícia da natureza …Para percebermos a presença do Espírito em nós, precisamos nos colocar em atitude de escuta, de silêncio interior, para não nos confundirmos com as muitas vozes e apelos do mundo.
Quando nos deixamos acender com as chamas do Espírito, quando nos deixamos arejar com o seu vento impetuoso, ou refrescar nos rios de água viva, experimentamos, em nós e nos demais um florescimento de carismas, de dons, de capacidades que torna possível o impossível, fazendo com que a Comunidade cresça e floresça dando bons fruto de solidariedade, de amor misericordioso com os irmãos.
Sabemos que a presença do Espírito Consolador em nós, não significa ausência de dificuldades, porém nos torna capazes de superação, de transformação das dificuldades em oportunidades, de mostrar o nosso amor no seguimento a Jesus Cristo vivendo segundo o Espírito.
Coloquemo-nos de coração aberto e disponível para acolher e deixar-nos inundar pelo Espírito Consolador, Espírito da Verdade, para que possamos viver nossa vida experienciando essa presença confortadora e fortalecedora do Espírito em nós.
Texto elaborado por: Ir. Nair Gabiatti/SM