Skip links

“TODOS CHAMADOS A SER PROTAGONISTAS DA MISSÃO!”

Com toda a Igreja, estamos vivenciando o processo sinodal. Redescobrindo a importância de caminhar juntos, cultivando as dimensões da escuta, participação e partilha. Neste contexto o Papa Francisco nos motiva a refletir sobre o significado da “vocação”, nos convidando a nos colocar à escuta de Deus e do mundo.

A vocação fundamental para a Igreja é a capacidade de caminhar juntos, de construir sinodalidade, valorizando as diversas vocações, carismas e ministérios. Todos s cristãos e cristãs são vocacionados a evangelização, saindo de si mesmos e espalhando a semente do Evangelho na história. “em virtude do Batismo recebido, cada membro do Povo de Deus tornou-se discípulo missionário (cf. Mt 28,19). Cada um dos batizados, independentemente da própria função na igreja e do grau de instrução da sua fé, é um sujeito ativo de evangelização” (Francisco, Exort. Ap. Evangelii gaudium, 120).

“Toda a igreja é comunidade evangelizadora”. Religiosos(as), sacerdotes, famílias, leigos e leigas somos um único Povo de Deus chamados a viver o nosso Batismo em comunidade, participando na missão de Cristo de reunir a humanidade dispersa e reconciliá-la com Deus, testemunhando com a nossa vida, lá onde estamos que somos cristãos e cristãs.

Seguir uma vocação não é somente para aqueles que seguem o Senhor pelo caminho duma consagração específica. “Cada pessoa humana, antes ainda de viver o encontro com Cristo e abraçar a fé cristã, recebe com o dom da vida um chamamento fundamental: cada um de nós é uma criatura querida e amada por Deus, objeto dum pensamento único e especial d´Ele e somos chamados a desenvolver, ao longo da nossa vida, esta centelha divina que mora no coração de cada homem e mulher, contribuindo para fazer crescer uma humanidade animada pelo amor e mútuo acolhimento”.

Todos somos chamados a “contribuir para construir a família humana”. A despertar nas pessoas a consciência de que somos filhos amados de Deus, seres únicos e que na convivência das diferenças podemos caminhar e trabalhar juntos, para testemunhar que é possível viver “em comunhão, pela participação, em missão” segundo o projeto para o qual Deus nos criou.

Que a vivência do Sínodo desperte no coração de toda a Igreja o espirito vocacional, todos os batizados e batizadas são chamados a serem instrumentos de evangelização!

(Texto elaborado a partir da Mensagem do Papa Francisco para o 59º dia mundial de oração pelas vocações -08 de maio de 2022.)

Deixe um comentário