Skip links

Uma mensagem aos cristãos de hoje

Em que sentido o Bv. Edmundo é uma mensagem? O que ele tem a dizer para os cristãos de hoje?

Gostaríamos de destacar o compromisso batismal como um dos elementos que tornam a vida e a atividade de Edmundo um atual convite para uma vida de cristãos missionários na Igreja e na sociedade.

Herdou de seus pais um grande amor pela Pátria e por Deus, a ponto de não poder mais ignorar o sofrimento de seu povo, especialmente dos doentes, das crianças, dos jovens sem escola e das famílias agricultoras privadas dos frutos do próprio trabalho.

Em 1850, inicia-se uma nova fase na vida de Edmundo. Já com uma vasta experiência em trabalhos sociais em favor da educação, da saúde, da promoção humana e da religião, Edmundo sente-se chamado por Deus a fundar uma Congregação Religiosa que o ajudasse nos seus projetos de solidariedade e humanismo. Confiante em Deus, ele enfrenta duros preconceitos e falsas interpretações vindas, também da parte da Igreja, sobre sua missão. Não sendo sacerdote, Edmundo desejava somente ser verdadeiro cristão e, por isso, comprometido com a fé e a vida do povo aceita o desafio de fundar uma Congregação feminina. Tal determinação tinha seu alicerce na plena confiança na vontade de Deus.

Este seu ideal de vida não permaneceu somente dentro da Polônia. Em 1954, quatro Irmãs chegaram ao Brasil trazendo como principal herança, o Projeto de vida e missão de Edmundo. 

  No Brasil, outras Irmãs se juntaram às 4 Irmãs pioneiras. Aos poucos foram semeando as sementes do Reino de Deus. 

 Testemunhamos nestes fatos o poder que tem uma vida dedicada ao bem, ao belo, na simplicidade do cotidiano, de atrair muitas outras pessoas para realizar o mesmo.

A vida de Edmundo comprova claramente que alguém que busca o divino torna-se, ao mesmo tempo, mais humano. Sua vida interior se expressa nas características de sua personalidade e na qualidade de suas ações. Mostra que a força de Deus se manifesta na fraqueza humana.

CARACTERÍSTICAS DA ESPIRITUALIDADE DO BV. EDMUNDO

Na dimensão espiritual da vida do Bv. Edmundo, no seu modo de viver, deixa transparecer o Criador. Sua opção por Jesus Cristo o conduz para uma maturidade cristã e progressiva configuração em Jesus Cristo. Por isso, sua espiritualidade tem um caráter CRISTOCÊNTRICO: Cristo, enviado por Deus e obediente ao Pai, que renunciou a si mesmo e assumiu um comportamento de servo. Cristo, modelo a ser seguido, mas também, centro e fim da vida. A total adesão a Cristo transforma completamente a vida e o agir deste seu discípulo. O fio condutor de toda a sua existência, é a docilidade às inspirações do Espírito Santo, a aceitação da Vontade divina chegando à plena adesão a Jesus Cristo.

Nutre uma grande confiança na Providência Divina e na Misericórdia de Deus, que tudo guia e tudo justifica. A vida Eucarística é uma inexaurível fonte da qual haure a força espiritual, a luz que o guia sob a estrada do seguimento de Jesus Cristo que, por vezes, se apresenta cheia de obstáculos.

Sua espiritualidade tem também um caráter MARIANO. Maria é vista por Edmundo como o modelo de perfeito seguimento e dedicação a Cristo, aquela que viveu de perto os mistérios da Sua vida. O culto mariano do Bv. Edmundo é pleno de sentimento filial, cheio de confiança, dedicação e em perfeita sintonia com o momento histórico que proclamava o dogma da Imaculada Conceição (1854). Este fato foi vivido por Edmundo em uma atitude de grande recolhimento espiritual, até o ponto de Maria imprimir sua imagem e sua intimidade com Deus em Edmundo e na Congregação, por ele fundada. De fato, à Imaculada confiou a Congregação e para as Irmãs Servas entregou-a como ideal de vida no seguimento de Jesus. Tem grande veneração por Nossa Senhora das Dores. Encontra um lugar particular em seu coração, por isso a chama de “minha Senhora”. Sem Ela não fazia nada e, exatamente nos sofrimentos de Nossa Sra. das Dores, Edmundo encontra a força e a consolação.

Tem um filial afeto pela Igreja e pelo Papa. Pelos sacerdotes nutre um sentimento de profunda sinceridade, estima e reverência. Tem prazer em estar na companhia deles. Desenvolvendo o seu apostolado, encontra nos sacerdotes uma harmoniosa acolhida e colaboração.

As suas cartas e, sobretudo, o seu Diário exprimem a riqueza espiritual do Bv. Edmundo e a sua vida toda dedicada a Deus e ao próximo. Ocorre sublinhar que Edmundo, sendo uma pessoa de séria formação espiritual e de virtudes maduras, também, hoje, pode constituir um ponto seguro de referência no qual espelhar-se para uma vida cristã engajada no cotidiano.

No dia 13 de junho de 1999 foi celebrada a Beatificação do Bv. Edmundo Bojanowski. A Solene Celebração ocorreu em Varsóvia, na Polônia, presidida pelo Papa João Paulo II.

Continuamente agradecemos a Deus pelas constantes graças e bênçãos concedidas a nós e às pessoas por intercessão de Edmundo Bojanowski. Que ele continue nos inspirando na missão de servir como discípulos e discípulas missionárias.

Foi desejando o Infinito que Edmundo se consumiu como uma vela para iluminar, ao seu redor, o caminho das pessoas. Ser sinal da presença de Deus é a nossa missão de cristãos neste mundo. Desta forma podemos iluminar a caminhada do povo de Deus.

Bem Aventurado Edmundo, rogai por nós. 

Deixe um comentário