Skip links

HOSPITAL SANTA BÁRBARA INAUGURA NOVA ALA DE INTERNAÇÃO

No dia 25 de novembro de 2022, às 11:00 horas, a Congregação das Irmãs Servas da Imaculada Conceição da Virgem Maria realizou a cerimônia de inauguração de mais uma Ala de internação do Hospital Santa Bárbara. Serão mais 13 leitos destinados aos pacientes internados.

A parceria entre a Congregação e o Governo do Estado possibilitou a conclusão da obra. No ato da inauguração esteve presente a Senhora Arita Bergmann, Secretária da Saúde do Estado; Senhor Benito Paschoal, Prefeito do Município de Encruzilhada do Sul; Deputado Estadual, Frederico Antunes e Edvilson Brum. Ir. Albina Carlesso, Ir. Nair Gabiatti e demais Irmãs. O Administrador Celso Jair Teixeira, e Profissionais do Hospital Santa Bárbara e os Colaboradores. Diversas autoridades dos municípios vizinhos, da 8ª Coordenadoria da região, da Federação das Santas Casas e pessoas da comunidade encruzilhadense.

É uma estrutura que, sem dúvida, vai contribuir para o conforto e o bem-estar dos pacientes, além de permitir prestar uma assistência segura e de qualidade.

Ao longo dos 88 anos do Hospital, dos quais 57 anos sob a administração da Congregação, esta procurou melhorar e ampliar o atendimento à população encruzilhadense e, nestes últimos anos, em algumas especialidades, também a outros Municípios. Desta forma, vemos que a missão da Congregação, neste Hospital, está se realizando.

Chegamos até aqui e não posso deixar de mencionar o olhar empreendedor da Direção e Administração deste hospital na pessoa da Ir. Nair e do Celso. Também sei que foram apoiados pelos Colaboradores/Funcionários comprometidos com o Hospital.

Vendo o que está feito aqui, e pelo que passaram durante a pandemia, não há como não valorizar e parabenizar pessoas como vocês que se dedicam, frente a tantos desafios, no atendimento hospitalar e da Emergência, e ao mesmo tempo, ter esta obra concluída.

 Mas de onde um hospital que atende 85% SUS teria recursos suficientes? Aqui, de modo especial, agradeço à Senhora Arita, Secretaria da Saúde do Estado pelos recursos aportados. Seu olhar atento foi determinante para que esta obra fosse concluída. Estendemos também nosso agradecimento ao Deputado Frederico Antunes pela indicação da emenda que propiciou a aquisição das camas que integram esta unidade.

Com estas importantes parcerias, como também a que temos com a Prefeitura municipal, podemos oferecer melhores condições para que todos os profissionais que aqui trabalham possam realizar um atendimento especializado e de qualidade. Exemplo disso foi a substituição do equipamento de Mamografia que já realizou 400 exames. Assim, somos referência na 8ª Coordenadoria nas áreas de Urologia, cirurgia Vascular e Traumato Ortopedia.

Existe demanda reprimida na região na especialidade de Cirurgia Geral a qual ainda não temos condições contratuais para atender.

Atendendo a exortação da Laudato Si, Encíclica escrita pelo Papa Francisco, que nos convoca à sustentabilidade no espírito da ecologia integral, geramos 100% de Energia Limpa.

É motivo de orgulho para todos estarmos aqui acompanhando a evolução dos serviços prestados. Mas, não podemos parar por aqui. São muitas as necessidades e sofrimentos do povo clamando pelo alívio de suas dores.

O Fundador da Congregação, Edmundo Bojanowski, o nosso Edi, não deixa de continuar a nos inspirar e motivar pessoas para um trabalho solidário e humanizador em relação à saúde das pessoas.

Hoje é dia internacional do Doador de Sangue. Esta Ala é sangue novo no Hospital que renova e dá vida. Também, na minha meditação sobre a Palavra de Deus, hoje, dizia: “quando vemos os brotos surgirem na árvore, sabemos que já vem o verão”. Eu pensei: Quando celebramos um evento como este, sentimos nossa esperança se renovar. Nos motiva a estar a serviço do povo, pois esta é a vocação de uma Congregação e de um governo do Estado.

No que depender das possibilidades do Hospital Santa Bárbara, faremos tudo para que o Rio Grande do Sul e a Prefeitura se orgulhe dos serviços prestados para a saúde da população.

Muito obrigado. Ir. Albina Carlesso

Deixe um comentário