Cuidados que fazem a diferença e ajudam na recuperação!
Um olhar para a dor e para o paciente
Enfermagem, ciência realizadora do cuidado sob as dimensões biológicas, psicológicas, sociais e espirituais do paciente.
A enfermagem é uma das especialidades mais importantes para a qualidade de um bom hospital.
O cuidado é a razão existencial do trabalho dos enfermeiros. O profissional da enfermagem realiza seu trabalho numa inter-relação: enfermeiro – paciente – família. Busca melhorar a qualidade de vida do outro ser, de um paciente de uma família sofrida.
Ao mesmo tempo em que os enfermeiros cuidam do outro, eles estão cuidando de si mesmos por encontrar no trabalho a possibilidade mais próxima de ser. O sentido da vida no trabalho está em doar-se e refletir sobre o seu modo de ser, principalmente ao assumir o cuidado como um valor.
O profissional de enfermagem é fundamental no funcionamento de qualquer hospital. A definição da palavra ‘Enfermeiro/a’ é clara: aquele que cuida do enfermo.
Segundo o pensamento de Edmundo Bojanowski, o profissional da enfermagem tem um papel muito mais importante do que somente levar o remédio na hora certa. Na sua capacidade de se aproximar do paciente, ele leva conforto, uma palavra de esperança, respeita o modo de o paciente expressar sua dor, sua espiritualidade.
A enfermagem é o elo de ligação com a equipe médica, pois os primeiros sinais de melhora, ou piora, principalmente nas mudanças repentinas, muitas vezes chegam primeiro à enfermagem.
Assim, a enfermagem acaba atuando como uma ponte entre o paciente, o médico e demais especialistas, como os nutricionistas e fisioterapeutas.
O atendimento humanizado faz bem para o paciente e seus familiares, mas também faz bem ao próprio profissional da enfermagem pelo fato de se sentir realizado naquilo que faz.
A sensibilidade de confortar a dor de pacientes e familiares nos momentos difíceis, é um desafio, mas é também um dom.