Skip links

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

O que significa ter o nosso coração semelhante ao coração de Jesus?

A imagem do Sagrado Coração de Jesus é uma revelação divina feita pelo próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque que estava em adoração diante do Santíssimo Sacramento quando Jesus lhe apareceu da forma como o vemos nas representações do Sagrado Coração fora do peito, cercado de espinhos e ardendo em chamas.

O Coração de Jesus fora do peito é a expressão do amor de Deus, que deu sua vida por cada um de nós. É Ele dizendo: ‘Eu amo você. Meu coração bate forte por você.’ Ele afirma: ‘Não há maior amor do que dar a vida por quem se ama’.

O coração de Jesus ardendo em chamas significa que este amor está vivo e atual, que este Jesus é apaixonado por nós e entregou sua própria vida por nós.  É o Fogo do Espírito Santo que aquece nossos corações com sua presença edificante, salvadora e amorosa.

O coração de Jesus cercado de espinhos simboliza as feridas e o sofrimento que lhe causamos pela nossa indiferença e pelos nossos pecados. Ficar indiferentes a quem deu a vida por nós é muito triste e dói no coração de Jesus, dói mais ainda porque Ele sabe que, ficando indiferentes a Ele, nós vamos sofrer e a vida vai ter menos sentido.

Os gestos de Jesus apontando para seu coração com a mão esquerda e convidando a nos aproximarmos através de sua mão direita simboliza Jesus dizendo: ‘Olhe para o meu coração, olhe para o meu amor por você e venha até mim.’ Foi Ele mesmo quem disse no Evangelho: “Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas”. (Mateus 11,29).

As chagas nas mãos de Jesus expressam os sofrimentos que Ele assumiu por nós quando foi pregado na cruz. É Ele dizendo: ‘Veja como é grande o meu amor por você. ‘

O manto vermelho de Jesusnos lembra o sangue, o sofrimento e a morte do Salvador. Lembra também o fogo do Espírito Santo, que é o amor vivo de Deus. É o amor que quer preencher nossos corações.

A túnica branca de Jesus representa a pureza de coração, sua divindade, bondade e santidade. Os detalhes em dourado tanto na túnica quanto no manto nos falam que Ele é uma pessoa divina, celestial.

Ter o nosso coração semelhante ao Coração de Jesus é ter as mesmas atitudes d’Ele. É viver como Ele viveu, é amar de todo coração nosso semelhante, é ter paixão e ardor nas relações fraternas e serviçais, é não ser indiferentes diante da dor e do sofrimento dos irmãos, é perdoar a quem ofendemos e ajudar quem precisa, é ser manso e humilde, é ser puro e bondoso, é buscar a santidade nas ações e na vida.

Jesus junto de ti buscamos o conforto para os nossos corações, a fortaleza para as nossas lutas, a esperança para as nossas provações. Mas buscamos muito mais ainda a força para cumprirmos com amor e alegria, em nosso dia-a-dia, a vontade do Pai.

Jesus, manso e humilde de coração – fazei nosso coração semelhante ao vosso!

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-sagrado-coracao-de-jesus/56/103/

Deixe um comentário